01 março, 2011

Aumento no IPTU pautou discursos na Câmara Municipal de Santarém


O aumento considerado pelos vereadores como exorbitante, no valor do IPTU, pautou discursos dos parlamentares santarenos na sessão desta segunda-feira, 28/02.

O vereador Carlos Jaime (PT), primeiro a se pronunciar, disse que recebeu várias reclamações com relação à situação do aumento do IPTU. Ele pediu a mesa executiva da Câmara, que agende para a próxima quarta-feira, 02/03, logo após a sessão ordinária, uma reunião na Câmara, com o secretário municipal de Finanças Edmilson Santos, para que este possa dar explicações ao parlamento do porque do aumento e que seja encontrada uma solução para o problema.

Em aparte o vereador Erasmo Maia (DEM), sugeriu que a população na pague o IPTU, enquanto não forem feitos os reajustes, que ele considera necessário com relação à normalização do valor que está sendo cobrado. Erasmo, assim como seu colega de bancada Henderson Pinto, apóiam a reunião com o secretário Edmilson na quarta-feira.

O vereador Nélio Aguiar (PMN), referindo-se ao alto valor que está sendo cobrado no IPTU, disse que a política tributária do município, deveria ser mais eficiente e organizada.

Nélio defende que todos paguem o IPTU, mas de maneira justa, nem com a maior e menor taxa. O parlamentar assegura que há casos do valor do IPTU ter sido aumentado em cerca de 600%. “Fica difícil a população compreender isso, se nós estamos num país com uma inflação de 6% ao ano”? Interroga.
O vereador Reginaldo Campos (PSB), abordando também o aumento do IPTU, disse que o que ocorreu é que há muitos anos o município de Santarém não fazia o reajuste, “porque não tinha coragem para isso, vinha protelando essa decisão, de forma que muitas casas em Santarém, não tinham se quer a cobrança do IPTU”, esclarece.

“O que está errado é que a prefeita fez a correção e de forma abrupta está cobrando da população, que não estava preparada para isso”, reconhece.

O vereador Valdir Matias Júnior (PV), em aparte, esclareceu que fazia mais de 20 anos, que p valor venal dos imóveis de Santarém não eram atualizados.

“A prefeitura desde o ano passado fez essa atualização, o valor venal de cerca de R$ 6 mil, foram atualizados para R$ 40 mil e naturalmente que o IPTU aumentou, porque o valor venal foi atualizado”, explica.

Matias diz ser importante esse esforço fiscal da prefeitura, em melhorar sua receita própria, para depender de menos recurso financeiro do estado e da união, admite que o aumento deveria ter sido feito de forma gradativa e não como feito agora. 
ASCOM - CMS

Nenhum comentário: