02 dezembro, 2010

Tapajós é reconduzido à presidência da Câmara


Com 11 votos a favor e três nulos, o vereador José Maria Tapajós (PMDB), foi reconduzido à presidência da Câmara para o biênio 2011/2012, com a posse marcada para 1º de janeiro de 2011.

Momento novo

Para o presidente reeleito José Maria Tapajós (PMDB), o fato de a oposição estar fazendo parte da mesa executiva a partir de janeiro de 2011, é um momento novo. “Com isso a Câmara, através de seus vereadores demonstra maturidade, onde existe bancada da oposição e da situação e o governo municipal compreendeu a importância de compormos com os vereadores de oposição, entendendo assim que a Câmara é um poder independente e precisa ser gerida, administrada e conduzida nas ações, pelos próprios vereadores e com isso contribuindo para o desenvolvimento do município, onde nós temos como gestora a prefeita Maria do Carmo Martins Lima”, observou.

Em seu pronunciamento, Tapajós considerou os poderes executivo e legislativo independentes nas suas decisões, porém harmônicos.  “Todos trabalhando na mesma direção, em beneficio da população santarena e nesta oportunidade agradeço primeiramente a Deus, à minha família que sempre me apoiou e aos 14 vereadores, que se fizeram presentes neste ato de eleição da Câmara, dos 14, 11 votos foram favoráveis à nossa chapa, mas a presença de todos os parlamentares significa maturidade, engrandecimento da Câmara e acima de tudo, responsabilidade para com seus mandatos”, definiu.

Tapajós agradeceu também o apoio da sociedade, que segundo ele através das críticas construtivas, o orientaram e deram um norte, para que a Câmara possa legislar na direção que a sociedade precisa.

Grande desafio

José Maria Tapajós ressaltou que o grande desafio nos próximos dois anos, é preparar a Câmara para a próxima legislatura, “quando deveremos ter o aumento de cadeiras, de 14, para até 21 vereadores”.

Tapajós finalizou seu pronunciamento, prometendo buscar apoiamento junto ao novo governador do estado Simão Jatene e seu vice Henilson Pontes, bem como à presidente Dilma Roussef e seu vice Michel Temmer, para projetos a serem desenvolvidos em favor do desenvolvimento de Santarém.

Oposição na mesa

Logo após a eleição o vereador Erasmo Maia (DEM), se manifestou na Tribuna e disse que a aposição na casa foi atendida com um de seus membros na mesa, que é o vereador Nélio Aguiar (PMN), ocupando a 1ª secretaria.
Erasmo considera a importância que tem a oposição na Casa de Leis, “sempre enriquecendo, ajudando e debatendo as matérias, entendemos que, com um representante na mesa executiva, podemos ajudar no processo da administração da casa e fortalecer cada vez mais o Poder Legislativo e foi isso que consolidou a reeleição do vereador José Maria Tapajós, com o nosso apoio e a nossa representação na 1ª secretaria, através do vereador Nélio Aguiar.

Alternância no poder  

Os vereadores Valdir Matias Júnior (PV), Reginaldo Campos (PSB) e Marcela Tolentino (PDT), que preferiram anular os seus votos, disseram que assim procederam por defenderem uma alternância no poder. Ou seja, queriam renovação na presidência da Câmara.

Matias Júnior disse ser um democrata em favor da alternância do poder, entendendo ser boa para reoxigenar a gestão, considerando ser isso salutar. “A continuidade talvez não seja a melhor coisa para a gestão desta casa, por isso não concordei com a formação da chapa e a interferência direta do executivo no legislativo”, considerou.
 O parlamentar em sua fala na Tribuna lançou um desafio a nova mesa diretora da Câmara, de realizar o concurso publico para as atividades funcionais do Poder Legislativo.

Concurso vai ser discutido

O vice presidente eleito vereador Emir Aguiar (PR), disse que a reeleição de José Maria Tapajós à presidência da Câmara, é fruto da atenção especial que ele sempre dispensou aos vereadores e a sociedade santarena.

Com relação ao concurso público para o legislativo, sugerido pelo vereador Valdir Matias, garante que o assunto vai ser amplamente discutido com seus pares, o que ele considera importante. “Se nós cobramos na Tribuna a realização de concurso público de outros órgãos, porque não começarmos a trabalhar isso em favor da Câmara de Santarém, nós vamos além de discutir, termos se Deus quiser o êxito de realizar o primeiro concurso público para o Legislativo municipal”, destaca.

Emir Aguiar considera que a nova mesa executiva, tem a representação de vários partidos e garante que em consonância com todos os vereadores, vai continuar trabalhando em favor da população santarena, em especial dos munícipes mais carentes.

Saudável para a Câmara

O vereador Nélio Aguiar (PMN), que representa o grupo de oposição na mesa executiva a partir de janeiro, disse que isso é saudável para a Câmara. “Nos sempre buscamos o entendimento, na formação de uma única chapa e, para acontecer essa chapa, havia necessidade da oposição ser representada na mesa executiva”, descreve.

“Articulamos juntos com os vereadores de oposição e agradeço a indicação de Erasmo Maia e Henderson Pinto (DEM) e Jailson do Mojui (PSDB), conseguimos a primeira secretaria e somos gratos pela confiança dos pares da oposição, o espaço da oposição na mesa é salutar para o poder Legislativo e sendo ocupado pelo nosso nome, vai ser atuado de maneira responsável, não sendo utilizado como arma, ou armação contra o governo, ou qualquer tipo de manobra, vamos observar o regimento interno, sempre atendendo o interesse da coletividade do município de Santarém”, assegurou.

Para Nélio, a recondução de José Maria Tapajós, ao cargo de presidente da Câmara, significa uma renovação de confiança. “Por que nós confiamos no seu trabalho, aprovamos a sua gestão, acreditamos que ele vai continuar tratando por igual a todos os vereadores e sempre preocupado, em garantir a harmonia do legislativo com o executivo, buscando esgotar as pautas de votação dos projetos em favor de Santarém, que venham a tramitar e serem votados nesta casa”, considerou.
Fonte: ASCOM
 

Nenhum comentário: